terça-feira, 17 de abril de 2012

A culinária indígena.

As sociedades humanas, através das suas culturas, classificam e ordenam o universo a sua volta. A escolha dos alimentos e a maneira pela qual são transformados em comida e servidos são produtos da cultura, expressando a identidade de cada grupo. A culinária de uma sociedade diz muito a respeito de seu povo e de sua relação com o mundo.
Comer é um ato social como tantos outros. É um elemento fundamental para o conhecimento dos povos.
       
COZINHA INDÍGENA
Cada uma das sociedades indígenas brasileiras compõe sua culinária a partir do seu conhecimento e inserção no meio ambiente e de seus padrões culturais. As receitas são variadas, assim como as regras de etiqueta.
A cozinha indígena, de um modo geral, é ao ar livre. A maioria dos pratos é preparada sobre fogueiras, assada sob a terra, envolvida em folhas de bananeira, etc. O tempero parece insosso ao paladar ocidental.
Fonte: Apresentação do catálogo da mostra “O cru e o cozido: cozinha do Brasil”, por Arilza Almeida, 1990.
       A mandioca é a base fundamental da alimentação dos índios, ingerida principalmente em forma de beiju, e tem seu consumo muito ligado a ritos e cerimônias. O peixe ocupa o segundo lugar, vindo depois o milho, a caça e outros produtos agrícolas com pequenas variações de grupo para grupo.
       A coleta de frutas complementa a alimentação indígena.
       Foram muitas as coisas que aprendemos com os índios e que passaram a fazer parte de nossos costumes e que passaram a fazer parte de nossos costumes. Eles nos ensinaram todo um processo de trabalho na apuração de polvilho de mandioca brava, no uso do guaraná, do cacau e da erva-mate.
       A agricultura constitui o principal meio de obtenção de alimentos dos Tupi. Entre as espécies cultivadas, além da mandioca – alimento básico-, algumas não se destinam ao sustento, como o fumo, o algodão, o urucu e o jenipapo, mas estão ligados ao contexto cultural.
       Em setembro, os índios do Alto Xingu iniciam suas roças.
       Quando a criança Tenetehara não se alimenta normalmente, ou por falta de leite materno, usa-se um chá de erva-doce ou um mingau de mandioca, feito de farinha especialmente preparada para este fim