terça-feira, 17 de abril de 2012

Arte Kusiwa.

O povo Wajãpi receberá mais um prêmio pela Arte Kusiwa, tradição de sua cultura, praticada todos os dias. Os índios Jwa Puru e Kumaré representarão o povo Wajãpi e receberão das mãos do ministro da Cultura, Gilberto Gil, o certificado de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, conferido para a sua Arte Kusiwa. A cerimônia será amanhã (02), às 14h30, no auditório do Ministério da Cultura. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no dia 07 de novembro deste ano, em Paris.
A Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica Wajãpi já foi reconhecida como Bem Cultural de Natureza Imaterial, tendo sua inscrição, em dezembro de 2002, sido a primeira no Livro de Registro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural brasileiro. O Museu do Índio, órgão ligado à Fundação Nacional do Índio (Funai), difundiu a arte dos Wajãpi no livro Kusiwa: Pintura Corporal e Arte Gráfica dos Wajãpi, com pesquisa e texto de Dominique Gallois, publicado no ano passado. O diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho estará em Brasília para acompanhar os dois representantes Wajápi.
Os índios Wajãpi, um povo de língua e tradição cultural tupi-guarani, vivem no Estado do Amapá, numa região de serras e florestas. Sua terra foi demarcada e homologada em 1996. São 550 pessoas, distribuídas entre 40 aldeias e está situada próximo ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A Arte Kusiwa é mais do que uma tradição. É a sua forma de expressão cultural. Os padrões gráficos, com infinitas combinações, são utilizados pelo grupo indígena em pintura corporal, em trançados e em decoração de artefatos. E os traços, que representam animais (peixe, pássaro, borboleta, cobra, jacaré,jabuti etc.) e objetos de uso cotidiano, são feitos com tintas em cuja composição estão sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo verde e resinas perfumadas.