1) Roda de conversa:
- "O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente" então devemos usar: "Quem é o Índio"? A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho, porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam, como tratam as doenças, etc. Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos. Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma cartolina e fixar em local visível.
2) Atividade 1: Recortar e colar.
- Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões anotadas com as representações fotográficas.
3) Atividade 2: Circuito de habilidades motoras.
- Conversa inicial: "Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá"?
- Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta.
4) Outras sugestões de atividades:
1. Calcular a proporção habitante/área;
2. Identificar causas e consequências dos atuais problemas sociais dos povos indígenas;
3. Identificar causas e consequências dos problemas de saúde destes povos;
4. Pesquisar nome e atribuições das instituições que estão encarregadas de defender os interesses e promover políticas de ações afirmativas dos indígenas de nosso país;
5. Pesquisar quais são as políticas de ações afirmativas para os índios, no governo federal, estadual e municipal;
6. Localizar no mapa as áreas ocupadas e hidrografia destas regiões, relacionando com a importância deste meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida desses povos;
7. Ler, compreender, interpretar e extrapolar idéias dos textos;
8. Criar artesanato com inspiração indígena;
9. Ouvir músicas que abordem o tema "índio";
10. Pesquisar a origem e significado do ritual "Kuarup";
11. Criar músicas, cantar e dançar inspirando-se nas manifestações indígenas;
12. Construir "peteca", brinquedo indígena;
13. Pesquisar a religiosidade dos povos indígenas;
14. Identificar os valores desses povos nos textos lidos.