quarta-feira, 9 de março de 2011

Diversidade Étnico-racial.


          "O Brasil é a segunda maior nação negra do mundo. Nossos milhões de negros e negras estão cada vez mais conscientes e orgulhosos de suas origens. No entanto, sobre esta população ainda pesa a herança de três séculos e meio de escravidão e de um longo período de invisibilidade, que se traduz em preconceito, discriminação e exclusão social. Esta situação também atinge outros segmentos étnicos, como os povos indígenas e os ciganos". (Resoluções da 2ª CONAPIR/2009)
          Em função dessa realidade, o Governo Federal criou uma série de Políticas de Ações Afirmativas para assegurar a eficácia dos direitos de cidadania a todos os segmentos étnicos formadores da nacionalidade brasileira reconhecendo, dando visibilidade e legitimando seus patrimônios culturais.

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

          É o conjunto de políticas públicas e privadas com vistas ao combate da discriminação de raça, gênero, entre outros, para corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado.

          "As condições de marginalidade e apartheid social em que vive grande parte da população brasileira recomendam políticas especiais... A pobreza no Brasil tem cor - é a cor negra... Se é verdade que nem todos os pobres são negros, é fato que a maioria dos negros são pobres.
          As cotas étnicas já subiu, nas escolas superiores, o percentual de alunos originários de comunidades afrodescendentes em aproximadamente 40%". (Tarso Genro - ZH, 30/04/05)