terça-feira, 8 de março de 2011

Diversidade e Identidade.


          A diversidade e a formação da identidade dos sujeitos são temáticas em voga na sociedade contemporânea. Têm sido debatidos de maneira constantes por muitos educadores que se preocupam em encontrar estratégias pedagógicas eficientes para o trabalho educativo no cotidiano da sala de aula.
          O primeiro passo a ser dado está relacionado ao respeito aos agentes sociais, como indivíduos iguais em dignidade e direitos. Mas, para tanto, se faz necessário questionar os instrumentos e/ou mecanismos sociais e políticos, a propriedade como concentração de poder que efetivamente hierarquizam as pessoas "diferentes" em dominantes e dominados, superiores e inferiores.
          Sendo assim, reconhece-se também que a identidade do ser humano não nasce com o sujeito, portanto, não é nata ou simplesmente pré-determinada. Parafraseando Taylor, o respeito e a dignidade com que todo o ser humano deve ser reconhecido, levaem consideração as diversas formas de diferenciação que realmente existem entre os indivíduos e os grupos. Deve-se também centrar a atenção para que haja igualdade de oportunidades e acesso aos recursos, com ênfase maior, evidentemente, para os que se encontram em desvantagens, ou seja, para os que possuem mais necessidades.
          As sociedades contemporâneas são heterogêneas, compostas por inúmeras etnias, muitas delas em constantes conflitos, classes e identidades culturais diversificados. Essa "massa" humana globalizada é obrigada pelas circunstâncias a viver perenemente em contato, estabelecendo, assim, o multiculturalismo.
          Dentro desse contexto, interpretar quem somos enquanto coletividade e indivíduos, para obtermos o reconhecimento do qual todo o ser humano depende, é muito importante. Na ótica de Habermas "ninguém pode edificar a sua própria identidade independente das identificações que os outros fazem dele". Portanto, o reconhecimento pelos outros é uma necessidade humana.

Texto de Maria de Lurdes Mattos Dantas Barbosa.

(Texto completo em http://www.lurdes.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=1274605)