É fato que o negro africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico de diversos Estados, como também é verdade que os africanos espalharam-se por todo o território brasileiro e que sua presença projetou-se em toda a formação humana e cultural do Brasil.
Vale também observar que, segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sinta humilhada, desprezada, discriminada por sua cor de pele, religião, orientação sexual pode recorrer a um processo judicial, o que nem sempre acontece porque boa parte das pessoas tem dificuldade em enfrentar problemas.
Ao participar desse projeto, os alunos perceberam que é legítimo exigir respeito aos seus direitos, descoberta possível graças à exaustiva pesquisa realizada na Internet.
**Duração do projeto: - Ano letivo.
**Objetivos:
- Desenvolver o espírito crítico em relação à discriminação.
- Compreender que a sociedade brasileira é formada por pessoas que possuem culturas diversificadas.
-Valorizar a história dos povos africanos.
-Relatar a violência e as formas de resistência negra.
-Pesquisar a influência da cultura africana no seu Estado: modas, comidas, línguas, religiões.
-Analisar o sistema de cotas, a mídia, o trabalho.
**Portais e ferramentas da Internet utilizados:
- Brasil Escola
-Wikipedia
-Espaço Acadêmico
-História Net
-Brasil Cultura
**Demais recursos utilizados na sala de informática:
- Data show, rádio, retroprojetor.
**Conteúdos trabalhados:
- Desmitificar falsas idéias sobre a escravidão.
**Metodologia
-ANTES: Ao ser anunciado o projeto, os alunos tiveram o apoio dos professores, que indicaram sites e textos teóricos. Surgiram ideias ligadas a teatro, à confecção de máscaras em argila e gesso, à fabricação de maquetes e cartazes.
-DURANTE: Na realização do projeto, as atividades desenvolvidas pelos alunos foram de acordo com a disciplina e a indicação dos professores: dança típica africana, demonstração de capoeira, apresentação de slides sobre racismo e preconceito, explicação do período do Brasil Colônia (maquetes), imagens sobre as religiões africanas e sua influência no Brasil de hoje, degustação de comidas típicas da cultura africana.
-DEPOIS: Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a história do negro no Brasil, uma vez que os livros didáticos não contemplam muito esse assunto. A pesquisa realizada na Internet foi rica em informações, índices e relatos, que despertaram a curiosidade dos alunos.
**Produtos: Os alunos confeccionaram maquetes sobre o início da escravidão no Brasil, o tráfico negreiro e a influência negra hoje no Brasil. Os alunos também produziram textos relacionados ao tema pesquisado.
(Por Geisla Flaida de Mello)
FONTE: http//www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=698